Skip to content

Quanto custa o saco de cimento?

06/07/2013

A maior concorrência entre os fabricantes de cimento, muito em virtude do surgimento de um número maior de fabricantes, é uma novidade e tanto no setor da construção civil, e praças como a de Brasília tem servido de palco para disputa acirrada entre marcas, que tentam conquistar clientes por conta de centavos a menos por um saco do insumo, todavia , é bom que os responsáveis técnicos das construtoras tenham claro que por conta destes centavos podem colocar em risco a qualidade de certos processos construtivos ,e com isto, comprometer o desempenho da obra.
De certo que tranquilizados pelo rigoroso controle de produção do cimento, nos esquecemos que durante a fabricação, além do clinquer, há o acréscimo de adições que faz com que surjam diversos tipos de cimento, cada um com propriedades químicas e físicas distintas.
Como foi que nos relembramos que nem “todo o cimento é a mesma coisa?”
A cooperativa de compras da construçao civil de Brasília, Coopercon-DF, havia recém renovado a parceria com um produtor antigo da região quando tomamos conhecimento que uma marca concorrente começara a praticar preço ainda menor-dez centavos a menos no valor do saco. Impossibilitados de obter novo desconto do nosso fornecedor , nos lembramos de verificar se os produtos à venda eram de mesma tipologia , e como de fato eram distintos entramos em contato com um consultor para obtermos um quadro comparativo das características técnicas de ambos. Vale frisar que se tivéssemos feito uma pesquisa simples na internet ou em algum livro especializado também teríamos prontamente obtido a tabela.
No nosso caso verificamos há de fato diferenças significativas entre os dois tipos de cimento, e ainda bem que concluímos ser o cimento comercializado por nosso fornecedor mais adequado para os processos construtivos tradicionais da obra, tais como argamassa e contrapiso( Por exemplo, no caso do outro tipo cuidados como maior tempo de cura do revestimento são recomendados). Organizamos prontamente um informativo para os nossos afiliados com os dados técnicos do cimento cuja compra intermediamos, o que entendo ser um procedimento que pode ser generalizado com o intuito de diferenciar e agregar conteúdo às compras intermediadas pela Coopercon-DF.
Se para nós da cooperativa ficou uma lição, para os profissionais do setor como um todo fica a recomendação de manterem-se atentos, pesquisar e estudar sempre, pois hoje em dia, com a disseminação da internet, não há porque correr atrás de desculpas em vez de soluções para a maioria dos desafios enfrentados na execução de uma obra.

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 315 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: